quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

De Lenin a Churchill - Preparativos - Parte 1

Preparativos - O início da estrada

   A intenção do post anterior era falar dos preparativos desta viagem. Terminei falando dos problemas que acontecem em toda viagem e não foram diferentes nesta.
   Bom, como começar a pensar num roteiro...
   Sabia que queria ir pra Russia e sabia que queria visitar uns primos em Bristol, na Inglaterra. O resto do roteiro foi ligar os pontos, juntando principalmente os que tinha algum interesse em conhecer. Lituânia, Letônia e Estônia me chamavam a atenção por terem sido os primeiros a sair do bloco soviético. Foi até um motivo de ter começado a viagem pela Lituânia. Não sabia como seria na alfândega russa e quis começar por um país com algum tipo de tratado com o Brasil de entrada. O começo de uma viagem deve ser tranquilo.
   A Lituânia, com outros 24 países europeus, fazem parte do tratado de Schengen. Por ele, somente é pedido maiores tramites, como o famoso carimbo da alfândega ao se entrar e sair do espaço Schengen. O Reino Unido, apesar de fazer parte do acordo, não age assim em relação aos brasileiros. Muita gente foi lá ilegalmente, principalmente na época em que 1 libra valia 5 reais, e acabou por complicar o nosso nome por lá. Foi um motivo porque deixei a Inglaterra por último. Se fosse extraditado, já teria feito quase toda a viagem. Um homem sozinho brasileiro na media de idade da maioria dos ilegais. Digamos, por hora, que o meu cuidado se mostrou relevante. Vou falar disso no post sobre a Inglaterra.
   Pela Finlândia e Suécia tinha um interesse extra pela historia viking. A Dinamarca entrou como uma passagem e se transformou em uma feliz surpresa. O resto entrou como caminho obvio no mapa e também se mostraram muito interessantes.
   Ah sim, sabia também que não queria comprar passagens com escala pela Espanha. Sobre isso, vou passar a bola pra outro blog

Nenhum comentário:

..