quarta-feira, 23 de março de 2011

De Lenin a Churchill - Helsinki, Finlândia (16º dia)

Helsinque: Catedral Uspenski
   Dei uma sumida, mas estou voltando. Depois do Carnaval, fiquei realmente enrolado, mas estou procurando me reorganizar e lá vai mais um post.
   Manhã seguinte em Tallinn. Corri pra pegar o barco. Tinha comprado a passagem para às 8 horas. Meu senso geográfico não é dos melhores: Sai do lado errado da Cidade Velha.
   Não iria dar tempo, então resolvi pegar um táxi. Engraçado como nunca aparece um quando se quer.

sexta-feira, 4 de março de 2011

De Lenin a Churchill - Tallinn, Estônia (15º dia)

Igreja de São Nicolau (Oleviste Kirik)
   Último dia em Tallinn. De manhã, fiquei conversando com uma garota da Polônia. Muito bonitinha e simpática. Ela estava com um grupo de várias nacionalidades. Um deles era mexicano. Por coincidência, eu estava usando, pela primeira vez, uma camisa com o Seu Madruga na estampa. Ele reconheceu. "Don Ramon !!!", disse ele sorrindo. Ele tentou explicar quem era pro grupo dele. É praticamente um ícone sul-americano. Mais ninguém entende fora daqui.
   Tomei meu café, vi uns e-mails e fui andar. Tirei pra conhecer melhor alguns lugares na cidade velha. Estava cansado. Queria um programa mais ameno.
   Passei de novo pela praça principal. Era o caminho mais curto para o Centro.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

De Lenin a Churchill - Tallinn, Estônia (14º dia)

Kiek in de Kök: Antiga torre, hoje um museu
  Chegada em Tallinn, na Estônia. A manhã estava fria. O ônibus nos deixou próximos a uma estação de barco.
As pessoas sumiram numa velocidade recorde. Talvez a maioria estivesse para embarcar.
   Me perdi bonito. Tentei usar o GPS pela primeira vez. O mapa virtual estava com defeito. Nenhuma pessoa nas ruas. Só os carros que passavam. Comecei a andar.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

De Lenin a Churchill - Riga, Letônia (13º dia)

Monumento da Liberdade
   Andar mais um pouco em Riga. Essa era a missão do dia.
   Fui a cidade velha. A cada caminhada, a sensação é que se está voltando no tempo. tudo bem conservado ou novo. Vários prédios antigos destruídos pelos invasores foram simplesmente reconstruídos com riqueza de detalhe.
    O tempo é curto e o ideal é não repetir os lugares. No albergue, um grupo de caras que me perguntavam sobre o Lula e futebol ( como se eu entendesse do assunto ) me deram como dica, ir no Mercado Central, também na lista de patrimônio mundial. Disseram eles que a região era como na época da União Soviética. Resolvi ir para ver se concordava.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

De Lenin a Churchill - Riga, Letônia (12º dia)

Melngalvju nams: totalmente reconstruída
Cidade Velha (Vecriga)
   Cheguei a estação em Riga. Primeira parada, trocar rublos por litas. Fui na onda das inglesas que estavam no trem. Achamos um lugar dentro da estação. Uma fila enorme. Sentei no meio do corredor. A mochila estava muito cheia e pesada pra ficar parado em pé. Na hora de ser atendido, não trocavam rublos. Continuando a procura.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

De Lenin a Churchill - São Petersburgo, Rússia (11º dia)

São Petersburgo do alto da Catedral de Santo Isaac

Sai pra um último passeio por São Petersburgo. De novo com o argentino do dia anterior. Que frio !!! O vento parecia q ia cortar a alma. Na verdade, a sensação era literalmente como se alguém estivesse me cortando...

domingo, 30 de janeiro de 2011

De Lenin a Churchill - São Petersburgo, Rússia (10º dia)

Tive nesse final de semana mais uma feliz surpresa: pude reencontrar mais um amigo feito durante um mochilão. Este é de São Paulo, de Jacareí.
Palácio de Catarina (Екатериниского дворца)
Cortamos mais da metade da Bolivia juntos. Nossos grupos (eu e um amigo e ele e 3 amigos) nos separamos em La Paz, mas a amizade ficou.
   Voltando a São Peterburgo... haha
   Estava em dúvida entre ir a Pushkin ou Peterhof, locais de grandes palácios do tempo dos czares. O pessoal do albergue disse que o palácio em Peterhof era menor e que o grande atrativo eram as fontes que não estavam funcionando naquela época do ano e que não valeria a pena. Então, decidi ir a Pushkin, na Tsarskoye Selo (Царское Село - vila do czar), ver o palacio de Catarina.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

De Lenin a Churchill - São Petersburgo, Rússia (9º dia)

São Petersburgo (Санкт-Петербу́рг)
   Cheguei em São Petersburgo. Eram por volta das 5:00. Ainda estava escuro.
   Me perdi um pouco e procurei pedir informações a quem aparecia. Não eram tantas pessoas. Um casal que entrava em um carro e um cara que fechava a sua loja. Cheguei no hostel.
   Enquanto escrevia um e-mail, um russo abriu a janela na minha frente e o clima era de montanha. Himalaia, Aconcagua... Muito frio mesmo, ao contrário do clima agradável que fazia em Moscou.
   Descansei um pouco, sai pra caminhar. Pouco tempo, muito pra ver...

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

De Lenin a Churchill - Moscou, Rússia (8º dia)

Dessa vez, andei com uns gringos. Um grupo bem interessante. Um chinês, com sua fantástica máquina fotográfica e uma garota da Servia, muito gente boa. Depois, se juntou um grego, fazendo um pouco o tipo de bonzão. Com esse grupo heterogêneo, andamos por Moscou. Acho que ninguém notou que éramos de fora... hahaha

De Lenin a Churchill - Moscou, Rússia (7º dia)

Catedral de Cristo Salvador
   Primeira coisa, comer. Fui a uma lanchonete de uma rede de fast food russa chamada Teremok, por sinal, em frente ao Mc Donalds. Quem pensou em hamburguer, pizza ou, talvez, em esfihas, se enganou. São panquecas (blinis).
   Por sinal, tem várias barraquinhas vendendos esse tipo de panqueca. Eram muito gostosas. Inclusive, me lembrou as da minha mãe :-). Os recheios é que mudam. Tem diversos tipos: doces e salgadas. Vale a pena, pedir o cardápio em inglês, escolher e apontar o que se deseja (a não ser que fale russo).